Como economizar combustível

Economizando Combustível.

Para se obter maior economia de combustível, primeiro de tudo é primordial que organize seu itinerário de forma simples, criando uma rota que atenda todos os seus compromissos, conciliando sua agenda da melhor forma, evitando idas e vindas desnecessárias.

Lembrando que, as vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

– mantenha a calma e um ritmo adequado
Hoje em dia essa é a dica mais difícil, ainda mais nas grandes cidades. Mas andar na marcha correta, com uma aceleração regular, dá uma diferença e tanto no final das contas. Para isso é necessário também manter a calma, pois quando estamos nervosos a tendência é sempre acelerarmos mais e arrancarmos bruscamente. Manter o ritmo e a marcha certa é muito importante.

– não desvie do seu caminho para abastecer
Desviar o caminho é um erro bastante cometido saindo da rota para ir em outro posto, às vezes consideravelmente longe, para abastecer por alguns centavos a menos. A não ser que seja um abastecimento de muitos litros, que realmente possa dar uma diferença grande em reais no final, não vale a pena.

– não coloque o carro em ponto morto durante as descidas
Os carros com injeção eletrônica cortam o combustível para o motor quando percebe que as rodas é que estão o movendo. Ou seja, com o carro engrenado na descida, o consumo vai para zero. Enquanto se você deixar em ponto morto o consumo será o mesmo do motor ligado na lenta. Antigamente, quando os carros eram carburados, até se fazia uma diferença, mas com injeção eletrônica é bem diferente .

– velocidade
O consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 km o consumo aumenta 25%. A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar até a 20%. Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize o acelerador com suavidade. Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

– trânsito
No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível). Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios. Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada. Arrancadas fortes e grandes freiadas é fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.

– tanque de Combustível 
Nunca deixe seu carro constantemente com o tanque de combustível vazio, pois esse procedimento propicia acúmulo de resíduos no tanque, que serão despejados no carburador ou nos bicos injetores do motor.

– motor desregulado
Pode consumir até 60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

– Aerodinâmica
Dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível. Evite colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.